Share!
O PERFUME DA ROSA
“Para sentir o perfume da rosa é preciso aprender a lidar com os espinhos.”. Foi com essa frase que a espiritualidade me despertou a atenção para um ensinamento valioso.
Estava em casa, completamente absorta na faxina semanal, quando de repente, me veio à mente essa frase. Em um primeiro momento, me pareceu uma frase aleatória, pois eu estava mais preocupada em remover a sujeira da pia do que desenrolar uma filosofia em torno de uma rosa. Mas essa frase ficou martelando na minha cabeça, achei curiosa a manifestação da ideia e parei o que estava fazendo. Concentrei-me e fiquei à disposição da espiritualidade para ouvir o que eles tinham a dizer.
Quem estava ali, era a Cigana. Ela já havia me contado a sua história e esclarecido os elementos que ela usa para realizar o seu trabalho espiritual. Todos eles são da cor rosa, que de acordo com ela, é a cor do amor. Ao amor próprio, amor ao próximo, amor a amigos, irmãos, pai, mãe, esposa, marido, filhos. Amor em sua plenitude.
E então ela me explicou porque para sentir o perfume da rosa é preciso aprender a lidar com os espinhos. Todos nós aqui estamos encarnados para que se cumpra o processo constante de evolução espiritual. Como seres humanos, temos muitos defeitos e qualidades. Temos momentos bons e ruins. Temos momentos de tristeza e alegria.
Quando estamos tristes por qualquer motivo que seja, estamos aprendendo a lidar com os espinhos, estamos aprendendo que eles existem e podem machucar, mas que se nós segurarmos a rosa de um determinado jeito ou até mesmo removermos alguns espinhos do caule, será possível segurar a flor sem nos machucarmos para sentir seu perfume.
E aí está a analogia: os espinhos, são as "coisas difíceis da vida" e o perfume da rosa são "as coisas boas, resultado de nosso aprendizado".
Estar encarnado na Terra é um grande desafio. Não só por termos que lidar com desigualdades de todos os tipos, violência, raiva, vingança e tantas outras coisas ruins, como também estamos em um corpo de matéria grosseira, sujeito a vícios e doenças de todos os tipos. Todas essas coisas são os espinhos que precisamos aprender a lidar. Então, nós aprendemos que é preciso ter uma boa alimentação, fazer exercícios, manter-se hidratado e usar protetor solar.
Contudo, vivemos em um meio onde somos colocados à prova o tempo todo, não só materialmente falando, mas principalmente, moralmente. Estamos sempre vendo a maldade acontecendo e aí aprendemos a usar do nosso livre arbítrio, para seguirmos pelo caminho oposto. Em vez de julgar aquela pessoa que foi grossa, por exemplo, escolhemos ter a empatia e entendemos que essa pessoa está em um dia ruim e portanto, não há necessidade de revidar a grosseria. Fazemos uma prece para que essa pessoa encontre o auxílio que precisa e seguimos nosso caminho.
Estar encarnado, é aprender a lidar constantemente com os espinhos antes de podermos sentir o perfume da flor: a chegada ao plano espiritual, nossa verdadeira morada, o lugar de onde nosso espírito veio e para onde anseia voltar. É lá que encontraremos a caridade, a humildade e o amor em sua forma verdadeira. É para lá que voltamos nosso pensamento quando estamos buscando auxílio para qualquer dificuldade. É para os guias e amigos iluminados do plano espiritual que pedimos ajuda quando necessitados. É para o plano espiritual que direcionamos os nossos pedidos e para onde enviamos nossa fé e gratidão. O plano espiritual é o perfume da flor.
Essa frase que me foi intuída não tem nada de aleatória, conforme eu havia pensado. Mas é um ensinamento de grande valor. Esse ensinamento é válido para amizades, relacionamentos, família, trabalho entre outras. Foi uma maneira da espiritualidade nos mostrar, que precisamos aprender a ter resiliência para enfrentarmos as dificuldades de estarmos encarnados, pois um dia seremos recompensados. Foi um jeito simples de dizer que tudo que parece ruim hoje, é, na verdade, um caminho pelo qual precisamos passar para termos o aprendizado necessário e então aprendermos a dar o devido valor para quando algo bom acontece.
Para sentir o perfume da rosa é preciso aprender a lidar com os espinhos. Optchá!
Curitiba, 15 de abril de 2020